quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PESQUISA


*O que é currículo?
        O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.
        O currículo que estabelecem as administrações públicas é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.

*Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
         O uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo que passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação.

*Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
        È resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. O desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar e os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.

*Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
        Nossa experiência tem mostrado que as tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da intencionalidade pedagógica, isto é, se o uso das tecnologias ocorrer integrada  a um projeto curricular que se proponha a desenvolver a capacidade de pensar e aprender com tecnologias.

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